top of page
Buscar
  • ribeirotorbes

PROVA DE VIDA INSS 2023 VOLTA A SER OBRIGATÓRIA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO TER SEU BENEFÍCIO SUSPENSO

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofreu grande impacto devido à pandemia da Covid-19 nos últimos anos.


Por muitas vezes o serviço agendado precisava ser remarcado, o que trazia prejuízos aos segurados, portanto, sua obrigatoriedade foi suspensa até o fim de 2022.


Por conta desses acontecimentos, novos métodos para realizar a prova de vida foram analisados e implementados para facilitar a vida do segurado e também do Instituto.

A prova de vida INSS 2023 é uma das ações necessárias para todos os segurados do órgão, principalmente beneficiários sociais, aposentados e pensionistas. Por conta disso, separamos mais detalhes sobre calendários e documentos necessários para realizar a prova de vida INSS 2023 e manter em dia o seu benefício.





O que é e como funciona a prova de vida do INSS?


A prova de vida tem a principal função de estabelecer, organizar e administrar os segurados do INSS incluindo pensionistas, aposentados ou beneficiários que recebem os valores através da conta corrente, cartão magnético ou poupança.


Apesar de ter sido suspenso nos anos anteriores devido a pandemia de COVID, é importante lembrar que a obrigatoriedade voltou.


Desse modo, a prova de vida da Previdência Social 2023 tem a função de identificar os segurados que estão vivos e consequentemente evitar fraudes no uso indevido da documentação do segurado.


Caso o beneficiário não realize a prova de vida INSS 2023 no prazo estabelecido pelo órgão tem risco de ter os valores suspensos.


Pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar Prova de Vida domiciliar.


O que será aceito a partir de janeiro?

As novas regras entram oficialmente em vigor a partir de 1º de janeiro, pois até lá, o INSS está ajustando e atualizando os serviços para o procedimento automático.

Serão aceitos para prova de vida:

· Acessos ao Meu INSS, Gov ou outros aplicativos de órgãos públicos;

· Contratação de empréstimo consignado que realize reconhecimento biométrico;

· Atendimentos presenciais no INSS, perícia médica, sistemas de saúde (público ou particular);

· Vacinações;

· Cadastros ou renovação em órgãos de trânsito;

· Votação em eleições;

· Emissão ou renovação de documentos oficiais;

· Declaração de Imposto de Renda.

Vale lembrar que a prova voltará a ser obrigatória em 2023, portanto, os beneficiários que não utilizarem algum dos serviços acima, deverá realizá-la através do aplicativo Meu INSS.

Além disso, caso o segurado queira garantir a segurança do seu benefício, ele também pode realizar a prova pelo aplicativo.


Se ainda estiver com dúvidas sobre esse tema, fale conosco.


(21) 99312-8610

@ribeirotorbes

ribeirotorbes@gmail.com









TAGS:

prova de vida inss, prova de vida no inss, prova de vida do inss, prova de vida meu inss, meu inss prova de vida, prova de vida inss pelo celular, prova de vida inss prazo, prova de vida, prova de vida inss 2021, prova de vida 2022, prova de vida suspensa, como fazer prova de vida, prova de vida aposentados, prova de vida dos aposentados, prova de vida digital, prova de vida pelo celular, inss, prova de vida inss 2023, novas regras prova de vida inss 2023

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
001.png
bottom of page